quarta-feira, 18 de maio de 2011

Como acabar com um reino? Seja um Tully! 01X05 The Wolf and the Lion

Essa resenha poderia se chamar “Motivos pelos quais os Tully merecem todo meu desprezo”, mas acho que você já sacaram que eu não gosto desse povo que tem peixe como símbolo. Sério?! Aonde que abduzir o irmão da RAINHA, SEM TER PROVAS é uma boa idéia? Só nos sonhos mais desvairados de alguém, ou seja, da Lady Stark!

Fiquem de olho neste episódio, crianças. Acreditem ou não, ele tem mais spoilers do que qualquer resenha que eu já tenha escrito na vida, então vamos destrinchá-lo como um frango (mas minha preferência hoje seria uma truta)!


Começa o torneio da Mão e somos apresentados a Sor Loras Tyrell, que pisca seus belos olhos na direção da Sansa e ganha de Gregor Clegane na justa (usando uma égua no cio). Notamos que a relação entre os irmãos Clegane não é exatamente descrita como “amor fraternal”, mas tudo bem. Loras terá sua importância, mas por hora ele é o rostinho bonito que enfeita a corte e vive um caso com Renly (escancararam geral aqui, nos livros não dá pra ter certeza do nível da relação dos dois, só que eles são MUITO próximos). Loras começa a sugerir idéias perigosas ao irmão mais novo do rei, idéias que soam como traição e golpe de Estado, possivelmente financiado pelo Lord Tyrell de Jardim de Cima (de olho nisso, gente).

Em Winterfell, Bran está tendo suas aulas enquanto Theon Greyjoy treina arco e flecha. Olho nesta cena, gente. Mais uma vez temos informações sobre a origem de Theon e sua família, já deu pra entender que lulas são bichos importantes na fauna de GOT. Bran, por sua vez, começa a se questionar sobre a ausência da mãe e se ressentir com isso. Família, dever, honra, essas são as palavras dos Tully. Família em primeiro lugar, mas aparentemente Lady Stark se esqueceu que tem dois filhos pequenos esperando por ela em casa, tudo porque ela achou que era uma boa idéia capturar Tyrion Lannister e levá-lo para o Eyre, os domínios de sua irmã, Lysa Arryn. No meio do caminho eles são atacados por um bando de salteadores e olha só quem salva a vida de Lady Stark...TYRION LANNISTER! Porque faz todo sentido do mundo a pessoa que você acusa de tentativa de assassinato e outras coisas desagradáveis te salvar no meio de uma briga!
Depois disso eles finalmente chegam ao Eyre.

Confesso que desde que li o livro eu queria muito ver as cenas que se passam no Eyre, primeiro porque a própria descrição do lugar era algo estupendo. A HBO não decepcionou e me deixou boquiaberta. Independente do visual da cena (que foi fabulso), o que se passa lá dentro é no mínimo perturbador. Nós damos de cara (ou de peitos) com Lysa, dando de mamar ao seu filho de SETE ANOS! Notamos que a mulher anda totalmente perturbada e fica furiosa com a irmã por ter levado Tyrion até lá. Mesmo assim, Lysa e seu filho oferecem acomodações confortabilíssimas em uma das celas do Ninho da Águia. Uma cela inclinada, que não tem uma das paredes, justamente para forçar o prisioneiro a cair do alto da montanha enquanto dorme. FICOU LINDO, PERFEITO, TESÃO, AI MEU GOT (chega de piti, Bee)!

Bem, de volta a King’s Landing...Lord Stark é interceptado por Varys, que começa a falar sobre a morte de Jon Arryn e o veneno usado. Lágrimas de Lys. O motivo da morte? Jon Arry estava fazendo perguntas de mais. Perguntas muito perigosas. Sou só eu, ou mais alguém sacou que Eddard Stark não tem o MENOR noção de instinto de sobrevivência?


Enquanto Ned está ocupado tentando arrumar as besteiras da mulher, Arya sai pelas ruas da cidade caçando gatos e vestida como um mendigo. Várias vezes ela é confundida com um menino de rua e fica muito puta com isso. Eventualmente ela vai parar nas masmorras, onde ouve Varys e Magister Illyrio falando sobre Daenerys e sua gravidez. Eles também deixam bem claro que Ned pode acabar encontrando o mesmo destino que a antiga Mão. Notem que eles comentam sobre os Lannister e os Stark se confrontando e como um reino dividido se torna vulnerável a invasões.
Arya sai correndo para avisar ao pai, mas Ned parece dar pouca importância ao que a filha tem a dizer. Isso acaba rendendo uma das cenas mais legais do episódio em que a guria descabelada, suja e maltrapilha põe dois guardas em seus devidos lugares com um ataque de “Eu dou diva e vocês vão morrer pastando, seus merdas”! Neste momento, Yoren, membro da Patrulha da Noite, chega para pedir recrutas para a Muralha e avisa a Lorde Stark o que sua mulher anda aprontando nas montanhas do Eyre. Isso significa que logo os Lannister vão tomar conhecimento deste ato tão impulsivo e começar a mexer os pauzinhos para acabar com os Stark.

Ned acaba sendo convocado para uma reunião do Pequeno Conselho, onde somos confrontados com o plano de Robert Baratheon para matar Daenerys Targaryen e seu filho ainda não nascido, junto com Vyseris. Eddard tem um ataque de heroísmo e honra e se nega a compactuar com a idéia de assassinar uma garota e um bebê (meu lado maquiavélico diz que o Robert tem razão). Isso acaba levando a um desentendimento e Lorde Stark praticamente pede as contas do cargo de Mão.

Ai vem uma cena que me deixou com o queixo no chão. Cersei e Robert discutindo os problemas do reino e o próprio casamento deles foi algo totalmente de tirar o fôlego. Deixou ainda mais evidente como é frágil o poder do rei num território como Westeros. Não vou me estender falando dessa cena, porque eu quero que vocês VEJAM! Foi linda, tocante, comovente e genial!

Decidido a ir embora da capital, Eddard é interceptado no meio do caminho por Mindinho (é, o tio que tá doido pra dar uns pegas na Lady Stark). Mindinho se oferece pra levar Ned até o lugar onde está a última pessoa que Jon Arryn viu em vida. Num bordel, Lord Stark encontra a mãe de mais um bastardo de Robert (crescei e multiplicai-vos, magestade). Quando sai do bordel Ned é cercado por Jaime Lannister e seus capangas que querem a libertação de Tyrion. Momento CABULOSAMENTE ÉPICO do episódio! Leão e Lobo se enfrentam numa luta com espadas, onde Ned acaba com a perna ferida e Jori Casel é morto com uma adaga cravada no olho!
Ai a HBO é legal e deixou aquele desespero pelo próximo episódio dentro de mim. EU PRECISO DO PRÓXIMO!




Comentário desnecessário e inútil da Bee:

Quero meu Jon Snow de volta, diretor! T.T
Quero Danny e Khal Drogo de volta, diretor! T.T
Quero que ao invés de colocar Theon Greyjoy pelado e em nu frontal, coloque Jon Snow, diretor! =D

Troféu revelação do episódio vai para:

Loras Tyrell, que provou que é diva e já apareceu soltando purpurina em todas as direções dos sete reinos. O mundo fica mais colorido por causa do Cavaleiro das Flores.

5 comentários:

disse...

O tamanho da resenha me assustou, mas eu a li até o fim e... ADOREI. O jeitinho que você escreve é divertido demais e eu só pude concordar com seus comentários finais! Me fiz a MESMA pergunta, principalmente a do Drogo, pois há dois episódios ele não 'participa', que absurdo, né! haha

Eu estou lendo o primeiro livro e confesso que fico as vezes perdido, pq... É PERSONAGENS DEMAIS. rs

Enfim, adorei!

Beijos, Jú.

Thássia disse...

Esse foi o episódio mais bem feito até agora! ADOREI! A cena da Cersei e do Robert foi SENSACIONAL XDDDDDDDDD

Quero meu Jon Snow de volta, diretor! T.T
Quero Danny e Khal Drogo de volta, diretor! T.T
Quero que ao invés de colocar Theon Greyjoy pelado e em nu frontal, coloque Jon Snow, diretor! =D [2]

Louise disse...

Episódio muito bom! O melor até agora, na minha opinião. E a resenha ficou ÓTIMA, parabens.

Quero meu Jon Snow de volta, diretor! T.T
Quero que ao invés de colocar Theon Greyjoy pelado e em nu frontal, coloque Jon Snow, diretor! =D [2]

Thaís C disse...

Episodio muito bom, só não foi melhor porque meu Jon não estava :(

Quero meu Jon Snow de volta, diretor! T.T
Quero que ao invés de colocar Theon Greyjoy pelado e em nu frontal, coloque Jon Snow, diretor! =D +1

ana Paula disse...

adooooorei o episodio e a resenha!
sim, a Catelyn a cada episodio apronta uma pra ganhar o meu desprezo, parabens pra ela.
Achei Eyrie muito linda *o*

aaaa tmbm quero o Jon Snow d volta =(

Postar um comentário